domingo, 25 de abril de 2010

Alice in Cookieland

Às vezes eu queria ser bem pequeninha para entrar dentro de um Cookie Jar...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primeiro Pão

Já tinha feito pão junto com a minha sogra. E também já havia feito o pão na máquina, aquele que você joga todos os ingredientes, escolhe a hora que quer o pão pronto e aperta o botão start.
Mas eu nunca tinha feito um pão de verdade sozinha. Não que o pão da máquina não seja pão, mas não é a mesma coisa do que quando você faz aquela bagunça na cozinha, farinha pra todos os lados, bate na massa, espera crescer, faz as bolinhas, espera crescer mais um pouco.
Fazer pão é muito divertido!



Eu já estava querendo começar a testar umas receitas faz tempo, mas hoje, lendo o blog da Annie, me deu um "cinco minutos" e decidi fazer os pãezinhos de batata lindos que ela descreve de um jeito que dá água na boca. Eu tinha todos os ingredientes em casa, havia comprado batata hoje cedo para fazer uma outra receita fantástica que vi ontem no programa Fresh na televisão, testei e aprovei, um purê de batatas diferente. Uma observação: se você for fazer o purê de batatas vai reparar que a receita pede crème fraîche, o delicioso creme de leite fresco francês, que até hoje eu não encontrei para vender pronto no Brasil. Sempre que leio crème fraîche, sour cream, buttermilk, em alguma receita corro para o post definitivo que a Ana do La Cucinetta escreveu explicando o que é cada um, como fazer em casa e como substituir. O problema é que eu precisaria ter começado a preparar o crème fraîche 8 horas antes. Então a solução foi fazer uma misturinha de creme de leite fresco com iogurte desnatado, ficou muito muito bom!





Bom, a receita do pão está em inglês. Vale a pena dedicar um tempinho para fazê-lo, é bem fácil e o tempo maior você passa esperando ele crescer. Boa sorte!


Potato Rolls
Yield: 16 rolls

Ingredients:
1 russet potato (big enough to make 1/2 cup mashed potato), peeled and chopped
1/3 cup unsalted butter, softened
2 tbsp. granulated sugar
1 tbsp. honey
1/2 tsp. salt
1 egg
1/2 cup milk, warmed
1 1/8 tsp. instant yeast
1/4 cup reserved potato water, lukewarm, with 1 teaspoon sugar added to it
2 1/2 – 3 cups flour (I used half all-purpose and half bread flour) *eu usei a farinha de trigo comum mesmo

Directions:
Boil potato until tender. Drain cooking water, reserving 1/4 cup for use in the rolls. Finely mash the potato and measure out 1/2 cup. Let cool to nearly room temperature.

In the bowl of a stand mixer fitted with the paddle attachment, mix together the mashed potato, butter, sugar, honey, salt and egg. Mix together on medium speed for about 2 minutes. Combine the yeast with the warm milk and reserved potato water, and pour into the mixer bowl. Mix on low speed until incorporated. Gradually add the flour, about 1/2 cup at a time, until a soft dough forms. Switch to the dough hook attachment on knead on low speed for 5 minutes, adding more flour if necessary to achieve a soft dough that is slightly tacky but not sticky. Transfer the dough to a lightly oiled bowl, turning once to coat. Cover with plastic wrap and let rise in a warm place until doubled in bulk, about 60-90 minutes.

Line a baking sheet with parchment paper. Turn the down out onto a lightly floured surface and punch it down. Separate into 16 equal pieces and shape into rolls. Place the rolls on the prepared baking sheet, about 1 1/2 inches apart. Sprinkle the rolls with a dusting of flour. Cover with a clean kitchen towel and let the dough rise again until the rolls have grown into each other, about 30-45 minutes. Meanwhile, preheat the oven to 400 degrees F.

Bake in the preheated oven for about 12 minutes, until golden. Serve warm.

sábado, 17 de abril de 2010

O Café da Manhã Perfeito

Para mim um café da manhã perfeito pode variar entre algo muito saudável e algo beeeem.... qual é o contrário de saudável? Maléfico? Enfim, algo com muita manteiga, creme de leite, que envolva frituras e, por que não?, chocolate.
O segredo de um café da manhã perfeito está no preparo e não nos ingredientes. Se você se levanta com disposição - e fome, o que para mim é cotidiano - e tem tempo para se dedicar à refeição que vai abrir o seu dia, então você já tem meio caminho andado para um bom café da manhã.


Quando não tenho pão em casa gosto de preparar uma tigela de iogurte com frutas bem picadinhas - você pode usar todas as frutas que tiver em casa, eu gosto de colocar morangos, uvas, banana, pêra e maça - castanhas e cereais como aveia, gérmen de trigo, linhaça. Um fiozinho de maple syrup e voilá, temos um belo desjejum!

Mas meu café da manhã favorito envolve uma receita de panquecas da minha sogra que não tem erro: todo mundo ama! E o melhor de tudo é que só leva aqueles ingredientes que você sempre tem em casa. Se não tiver maple syrup (xarope de bordo) pode usar mel que fica uma delícia também! Já passei essa receita para muitas amigas, vou postar abaixo, espero que gostem! Você pode servir com frutas vermelhas e peneirar um pouquinho de açucar de confeiteiro por cima que também fica muito gostoso.



Mas o meu café de hoje contou com pão na chapa com queijo minas, suco de tangerina e um bolinho de chocolate de sobremesa.


Ganhei este livro de receitas há pouco tempo, "The SoNo Baking Company Cookbook" e fiquei babando na foto do "SoNo Chocolate Ganache Cake". Decidi fazer ontem à noite, mas a ganache precisava ficar no mínimo 6 horas descansando. Preparei a primeira parte e finalizei a receita hoje de manhã. Ficou divino!


Falando em livros, ganhei também do meu marido o fantástico "Mastering the Art of French Cooking" da Julia Child. O livro é a bíblia para quem gosta de cozinhar, as receitas são muito bem explicadas, cada passo é super detalhado, não tem como errar. Fiz a sopa de cebola, ficou maravilhosa!!! E tem umas dicas muito legais, de como descascar, tirar o cheiro da mão depois, como escolher na hora de comprar, enfim, no momento é o meu livro de cabeceira, leio todas as noites antes de dormir. E é claro, sonho com comida!


Ontem estava meio sem criatividade para fazer o jantar. Dei uma folheada no livro e misturando uma parte de receita daqui com outra parte de lá, saiu esse delicioso espaguetti com molho de alho-poró, cebola e palmito ao vinho branco, com um pouquinho de manteiga e creme de leite.



Receita de Panqueca da Sogra

1 1/4 xic. farinha de trigo
1 pitada de sal - menos do que uma colher de café
3 colh. (sopa) de açucar não muito cheias
2 colh. (chá) fermento em pó

Peneire os secos. Em outra tigela misture

1 xic. leite
1 ovo

Bata os dois. Acrescente

1 colh. (chá) essência de baunilha
2 colh. (sopa) óleo de girassol - ou soja

Misture os líquidos com os secos.
Aqueça uma panquequeira ou frigideira grande e espalhe com papel toalha um fio de óleo. Com uma concha pequena despeje um círculo no centro da frigideira, ou dois círculos separados se estiver usando a panquequeira - é uma frigideira plana e quadrada, eu acho um utensílio fantástico para se ter na cozinha. Quando começarem a borbulhar e você perceber que a parte de baixo está levemente dourada, vire com cuidado para não espalhar quando jogar na frigideira no lado cru. Assim que a parte de baixo dourar, coloque em um prato e passe manteiga na parte de cima. Vá empilhando as panquecas, sempre passando um pouco de manteiga entre uma e outra.
Obs. a primeira sempre fica ruim...


Sugestão para servir: faça uma pilha com umas três panquecas e coloque uma colher de maple syrup por cima, deixando escorrer pelos lados. Coma ainda quente. Hmmmmmm. Bom apetite!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Opera Cake

Meu marido estava me pedindo para fazer um Opera Cake para ele há algumas semanas (ou meses?). Depois de ver uma foto deste bolo em camadas no blog do David Lebovitz ele ficou simplesmente obcecado com a imagem, sem nunca ter provado. Chegou a me mandar uma receita por email para me lembrar do seu pedido.


Imprimi a receita que ele pegou no Epicurious e me meti na cozinha. Na verdade tive que voltar ao computador algumas vezes para converter medidas e até para checar alguns termos em inglês que eu nunca havia lido em receitas.



À primeira vista a receita parece bem complicada, até porque eu nunca vi este bolo na minha frente, só em fotos na internet. São 4 itens que formam as camadas da sobremesa: um almond sponge cake - espécie de pão-de-ló com farinha de amêndoas, que por sinal não encontrei no Rio e portanto tive que improvisar processando as amêndoas com açucar de confeiteiro -, um xarope de café, um buttercream de café e um glacê de chocolate. Mas cada parte é bem simples, então é uma receita trabalhosa mas não é tão complicada quanto parece.






Como estava meio sem tempo tive que fazer o bolo em um dia e os outros 3 itens no dia seguinte, mas isso não alterou em nada a receita original. Meu único erro foi ter cortado o bolo em vários retângulos, como eu havia visto nas fotos, porque a receita que peguei estava com uma parte faltando e só fui reparar nisso depois de ter terminado tudo, quando li os reviews no site. Aliás, essa foi uma boa lição: leia sempre os comentários antes de começar a preparar a receita. Neste caso algum santo postou o parágrafo que estava faltando, que explicava justamente como cortar o bolo em 2 quadrados e 2 retângulos, e não em 14 retângulos como eu fiz. Mas no final das contas acabou dando tudo certo.



É uma sobremesa muito bonita (os meus ficaram meio tortinhos porque exagerei na generosidade das camadas, mas da próxima vez ficarão lindos!) e deliciosa, vale a pena todo o trabalho.
E a melhor parte é que meu marido amou, ai dele se não gostasse...