quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Atendendo a Pedidos: O Bolo Mármore

Atendendo a pedidos, vou postar aqui a receita de bolo que provavelmente mais faço em casa - se não levar em conta os docinhos da b'nice, claro. Quando quero fazer um bolo para ter em casa, para receber alguma visita, é esse o que primeiro me vem à cabeça.


Mas antes só um comentário para quem acompanha o blog e gostou da sopa de abóbora do último post. Se você fizer uma sopa cremosa e sobrar bastante mesmo depois de todo mundo ter repetido o prato, não jogue fora o resto. Uma boa ideia para aproveitar a sobra no dia seguinte é usar como molho ou recheio de alguma massa. Foi o que meu marido fez aqui em casa na semana passada. Acrescentou ricota à minha sopa e usou como recheio em uma massa fresca para lasanha comprada no mercado. Ele queria fazer ravioli mas a massa era grossa demais para isso e deu preguiça de passar pela máquina de massa para afinar, então ele enrolou uns charutinhos e fez caneloni. Foi só arrumar em uma travessa, cobrir com molho de tomate e queijo ralado e levar ao forno. Ficou delicioso!!!


Bom, agora vamos para a sobremesa. Essa é a minha receita favorita de Bolo Mármore. É da Carla Pernambuco, do livro As Doceiras, que ganhei da minha tia de aniversário em janeiro e tem sido recorrente na minha cozinha desde então. Prova disso são as páginas sujas de farinha, algumas meio grudadas, outras já soltando e caindo do livro. Um clássico, recomendo!


Bolo Mármore
(do livro "As Doceiras")

4 ovos
1 pitada de sal
1 e 1/2 xic. de açúcar
1 xic. de leite
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 xic. de farinha de trigo
1 col. sopa de fermento em pó
1/2 col. chá de essência de baunilha
2 col. sopa de chocolate em pó
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar

Bata com a batedeira as claras em neve com o sal.
Junte as gemas, o açucar, o leite e a manteiga e bata só o suficiente para misturar.
Por último, acrescente a farinha e o fermento e misture sem bater.
Divida a massa em duas partes. Junte a baunilha a uma delas e o chocolate à outra.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma de bolo inglês de 25cmX15cm. Coloque a massa branca e, por cima, a com chocolate.
Não misture, deixe as massas se misturarem sozinhas.
Leve ao forno preaquecido a 160ºC e asse por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito este saia bem sequinho do centro.
Retire do forno e desenforme depois de frio.



sábado, 16 de outubro de 2010

Sopa de Abóbora

A vida anda tão corrida que fiquei um tempo desaparecida do blog... Mas aqui em casa a cozinha não para. Por isso hoje separei alguns minutinhos para passar um receita deliciosa que experimentei ontem pela primeira vez e fez muito sucesso por aqui.

Voltando para casa no final da tarde passei no horti-fruti para comprar alguma coisa para o jantar. Vi aquela abóbora japonesa - amarela com a casca verde - que eu adoro e que quase nunca encontro por lá. Comprei um pedaço para chegar em casa e decidir o que fazer com ele.


Já em casa me lembrei de um livrinho lindo de receitas da Le Creuset que minha amiga Júlia deu para o meu marido em algum aniversário dele e que tem receitas fáceis e deliciosas. Estava com saudade de usar minhas panelas Le Creuset, acabo não usando porque são pesadas e depois dá uma preguiça de lavar... Mas a comida fica maravilhosa quando usamos elas, demoram muito mais para esfriar, e na verdade nem são tão trabalhosas assim para lavar, ontem pude perceber isso e vou tentar lembrar da próxima vez que tiver vontade de usá-las. Voltando ao livro, eis que a primeira receita já era exatamente o que eu procurava - alguma coisa para fazer com a abóbora: Sopa de Moranga.


Usei a abóbora hokaido no lugar da moranga, as duas funcionam muito bem para esta receita. A receita vem logo abaixo. Antes, uma pequena pausa para a sobremesa: bolinhos mármore com flocos de chocolate. Quem me acompanha sabe como sou viciada neste bolo, prometo postar a receita no próximo post. Estes ficaram especialmente divinos!


Sopa de Moranga
(Le Livre de Cuisine Le Creuset)


1kg de moranga
1 cebola
1 alho-poró
500ml de caldo de galinha
30g de manteiga
100ml de creme de leite fresco e gelado
1 col. sopa de azeite de oliva
sal e pimenta do reino
Opcional: 200g de castanhas moídas para acompanhar

Eliminar as sementes e fibras da moranga. Descascar e cortar a polpa em pedaços pequenos.
Descascar e cortar a cebola em rodelas finas.
Retirar as raízes, a primeira folha do alho-poró e a parte dura do verde. Lavar e cortar em fatias finas.
Aquecer o azeite na caçarola redonda Le Creuset. Adicionar 20g de manteiga. Refogar a cebola e o alho-poró por 3 minutos em fogo baixo.
Adicionar os pedaços de moranga e o caldo. Levar à ebulição. Cobrir a caçarola e cozinhar por 30 minutos.
Bater no liquidificador o conteúdo da caçarola. Adicionar o restante da manteiga e corrigir o tempero.
Bater o creme de leite e incorpá-lo à sopa no momento de servir.

Obs. Obviamente você pode usar qualquer panela para fazer esta receita. Eu não usei o creme de leite para deixar a receita mais light e não tinha castanhas em casa, não fez falta nenhuma. Ralei um pouquinho de noz moscada, combina muito bem!