sábado, 16 de outubro de 2010

Sopa de Abóbora

A vida anda tão corrida que fiquei um tempo desaparecida do blog... Mas aqui em casa a cozinha não para. Por isso hoje separei alguns minutinhos para passar um receita deliciosa que experimentei ontem pela primeira vez e fez muito sucesso por aqui.

Voltando para casa no final da tarde passei no horti-fruti para comprar alguma coisa para o jantar. Vi aquela abóbora japonesa - amarela com a casca verde - que eu adoro e que quase nunca encontro por lá. Comprei um pedaço para chegar em casa e decidir o que fazer com ele.


Já em casa me lembrei de um livrinho lindo de receitas da Le Creuset que minha amiga Júlia deu para o meu marido em algum aniversário dele e que tem receitas fáceis e deliciosas. Estava com saudade de usar minhas panelas Le Creuset, acabo não usando porque são pesadas e depois dá uma preguiça de lavar... Mas a comida fica maravilhosa quando usamos elas, demoram muito mais para esfriar, e na verdade nem são tão trabalhosas assim para lavar, ontem pude perceber isso e vou tentar lembrar da próxima vez que tiver vontade de usá-las. Voltando ao livro, eis que a primeira receita já era exatamente o que eu procurava - alguma coisa para fazer com a abóbora: Sopa de Moranga.


Usei a abóbora hokaido no lugar da moranga, as duas funcionam muito bem para esta receita. A receita vem logo abaixo. Antes, uma pequena pausa para a sobremesa: bolinhos mármore com flocos de chocolate. Quem me acompanha sabe como sou viciada neste bolo, prometo postar a receita no próximo post. Estes ficaram especialmente divinos!


Sopa de Moranga
(Le Livre de Cuisine Le Creuset)


1kg de moranga
1 cebola
1 alho-poró
500ml de caldo de galinha
30g de manteiga
100ml de creme de leite fresco e gelado
1 col. sopa de azeite de oliva
sal e pimenta do reino
Opcional: 200g de castanhas moídas para acompanhar

Eliminar as sementes e fibras da moranga. Descascar e cortar a polpa em pedaços pequenos.
Descascar e cortar a cebola em rodelas finas.
Retirar as raízes, a primeira folha do alho-poró e a parte dura do verde. Lavar e cortar em fatias finas.
Aquecer o azeite na caçarola redonda Le Creuset. Adicionar 20g de manteiga. Refogar a cebola e o alho-poró por 3 minutos em fogo baixo.
Adicionar os pedaços de moranga e o caldo. Levar à ebulição. Cobrir a caçarola e cozinhar por 30 minutos.
Bater no liquidificador o conteúdo da caçarola. Adicionar o restante da manteiga e corrigir o tempero.
Bater o creme de leite e incorpá-lo à sopa no momento de servir.

Obs. Obviamente você pode usar qualquer panela para fazer esta receita. Eu não usei o creme de leite para deixar a receita mais light e não tinha castanhas em casa, não fez falta nenhuma. Ralei um pouquinho de noz moscada, combina muito bem!

2 comentários:

  1. eu plantei abóboras aqui em casa e as primeiras flores já apareceram :) A receitinha é uma boa pedida na primeira colheita :)

    mudando de assunto: acabei de colocar no ar a lojinha dos meus sabonetes, se quiser, dá uma olhadinha http://shiboneteria.com.br/ minha banheirinha de biscoitos não é de comer, mas ficou bonitinha ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. esse bolinho tá com cara ótima, fico esperando a receita ;)

    ResponderExcluir