sábado, 17 de abril de 2010

O Café da Manhã Perfeito

Para mim um café da manhã perfeito pode variar entre algo muito saudável e algo beeeem.... qual é o contrário de saudável? Maléfico? Enfim, algo com muita manteiga, creme de leite, que envolva frituras e, por que não?, chocolate.
O segredo de um café da manhã perfeito está no preparo e não nos ingredientes. Se você se levanta com disposição - e fome, o que para mim é cotidiano - e tem tempo para se dedicar à refeição que vai abrir o seu dia, então você já tem meio caminho andado para um bom café da manhã.


Quando não tenho pão em casa gosto de preparar uma tigela de iogurte com frutas bem picadinhas - você pode usar todas as frutas que tiver em casa, eu gosto de colocar morangos, uvas, banana, pêra e maça - castanhas e cereais como aveia, gérmen de trigo, linhaça. Um fiozinho de maple syrup e voilá, temos um belo desjejum!

Mas meu café da manhã favorito envolve uma receita de panquecas da minha sogra que não tem erro: todo mundo ama! E o melhor de tudo é que só leva aqueles ingredientes que você sempre tem em casa. Se não tiver maple syrup (xarope de bordo) pode usar mel que fica uma delícia também! Já passei essa receita para muitas amigas, vou postar abaixo, espero que gostem! Você pode servir com frutas vermelhas e peneirar um pouquinho de açucar de confeiteiro por cima que também fica muito gostoso.



Mas o meu café de hoje contou com pão na chapa com queijo minas, suco de tangerina e um bolinho de chocolate de sobremesa.


Ganhei este livro de receitas há pouco tempo, "The SoNo Baking Company Cookbook" e fiquei babando na foto do "SoNo Chocolate Ganache Cake". Decidi fazer ontem à noite, mas a ganache precisava ficar no mínimo 6 horas descansando. Preparei a primeira parte e finalizei a receita hoje de manhã. Ficou divino!


Falando em livros, ganhei também do meu marido o fantástico "Mastering the Art of French Cooking" da Julia Child. O livro é a bíblia para quem gosta de cozinhar, as receitas são muito bem explicadas, cada passo é super detalhado, não tem como errar. Fiz a sopa de cebola, ficou maravilhosa!!! E tem umas dicas muito legais, de como descascar, tirar o cheiro da mão depois, como escolher na hora de comprar, enfim, no momento é o meu livro de cabeceira, leio todas as noites antes de dormir. E é claro, sonho com comida!


Ontem estava meio sem criatividade para fazer o jantar. Dei uma folheada no livro e misturando uma parte de receita daqui com outra parte de lá, saiu esse delicioso espaguetti com molho de alho-poró, cebola e palmito ao vinho branco, com um pouquinho de manteiga e creme de leite.



Receita de Panqueca da Sogra

1 1/4 xic. farinha de trigo
1 pitada de sal - menos do que uma colher de café
3 colh. (sopa) de açucar não muito cheias
2 colh. (chá) fermento em pó

Peneire os secos. Em outra tigela misture

1 xic. leite
1 ovo

Bata os dois. Acrescente

1 colh. (chá) essência de baunilha
2 colh. (sopa) óleo de girassol - ou soja

Misture os líquidos com os secos.
Aqueça uma panquequeira ou frigideira grande e espalhe com papel toalha um fio de óleo. Com uma concha pequena despeje um círculo no centro da frigideira, ou dois círculos separados se estiver usando a panquequeira - é uma frigideira plana e quadrada, eu acho um utensílio fantástico para se ter na cozinha. Quando começarem a borbulhar e você perceber que a parte de baixo está levemente dourada, vire com cuidado para não espalhar quando jogar na frigideira no lado cru. Assim que a parte de baixo dourar, coloque em um prato e passe manteiga na parte de cima. Vá empilhando as panquecas, sempre passando um pouco de manteiga entre uma e outra.
Obs. a primeira sempre fica ruim...


Sugestão para servir: faça uma pilha com umas três panquecas e coloque uma colher de maple syrup por cima, deixando escorrer pelos lados. Coma ainda quente. Hmmmmmm. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário