sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Bolo Mármore - parte II


Já falei aqui sobre minha paixão por este bolo que mistura massa branca e massa de chocolate: o Bolo Mármore.

Mas como as coisas evoluem e nunca são como eram antes, decidi postar aqui uma nova receita para o bolo. Trata-se de uma receita que adaptei e me surpreendi com a fofura e sabor resultantes desta mistura perfeita.


No verão passado, com o calor infernal que fez no Rio, tive que fazer muitos sorvetes para suprimir a demanda da minha casa e da clientela calorenta da b'nice. Muitas receitas de sorvete levam gemas, o que acabou me causando um problema: quando percebi tinha mais de 15 claras congeladas no freezer, e elas não paravam de chegar. Haja merengue para tanta clara! Para resolver este problema pedi ajuda para a minha avó. Perguntei se ela tinha alguma receita de bolo que levasse apenas claras e a resposta dela foi "não tenho, mas vou procurar na internet." Genial! Vovó-Cyber! Hahaha, nem tanto. Ela pediu para o meu tio pesquisar e algumas horas depois recebi a receita via email.


Depois de dois ou três testes cheguei à esta receita, muito fofa, macia, molhadinha... Misturei o chocolate em pó na etapa final e deu tudo certo. Meu medo era que misturando o chocolate eu perderia e o aerado das claras em neve, mas basta mexer com delicadeza e firmeza - pouco movimentos precisos - que nada se perde.
Já assei ele marmorizado em pequenos bolinhos e também separado, em uma forma linda de flor que comprei há um tempinho mas nunca havia usado.


Meu marido, meus irmãos e meus vizinhos aprovaram!



Receita de Bolo de Claras


150 gr de manteiga
3 xícara de farinha de trigo
2 xícara de açúcar
1 xícara de leite
1/2 xícara de chocolate em pó
1 col. (café) essência de baunilha
1 col. (sopa) de fermento químico em pó
1 col. (café) de sal
6 unidades de clara de ovo

Preaqueça o forno. Unte e enfarinhe uma forma média. Bata as claras em neve com sal e reserve. Misture o açúcar com a manteiga e bata até ficar um creme claro. Reserve. Misture o leite, a baunilha, a farinha e o fermento. Junte ao creme de manteiga. Adicione as claras já batidas misturando suavemente. Separe a massa em duas porções iguais, em uma delas adicione o chocolate peneirado, misturando suavemente.
Despeje as massas na forma untada usando a criatividade, desenhe círculos com um palito ou faça desenhos misturando um pouco as duas massas. Asse por mais ou menos 35 minutos, até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

4 comentários:

  1. Nossa, adorei o seu blog! Muito divertido e tou aprendendo um monte por aqui, hehe. Ótimas receitas, dá vontade de fazer todasss! ;D

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou me arriscar a fazer, só pela vontade que me deu de comer!

    ResponderExcluir