domingo, 1 de agosto de 2010

Melhor Final de Semana


Sempre brinco com meu marido que um dia ainda vamos morar no meio do mato. Nasci em São Paulo e sempre morei perto do agito da Av. Paulista. Depois me mudei para o Rio e morei na rua principal de Ipanema e depois na do Leblon. Era pisar na rua e estender o braço que um taxi parava na hora. Agora moro em uma rua residencial no início de uma ladeira, cercada de árvores, passarinhos, o som das cigarras no final da tarde... Mas ainda estou pertinho do agito da rua com os melhores restaurantes do Rio, supermercado, locadora...
Confesso que tenho sensações conflitantes sobre isso, de um lado a praticidade de fazer tudo a pé - a ponto de realmente não sentir falta de ter um carro - e saber que a qualquer momento do dia ou da noite se bater um desespero existe uma banca 24h, uma farmácia, uma lanchonete que só fecha as 5h da manhã, tudo a "walking distance" da minha casa. Mas por outro lado, quando estou no sítio, percebo como a gente complica as coisas que poderiam ser tão mais fáceis. Lá a gente dorme bem, no silêncio e no escuro - porque a gente não percebe mas a cidade tem um som constante que não deixa a cabeça descançar 100% - lá a gente tem tempo para preparar a próxima refeição, pra ler, fazer sauna, namorar...


E foi isso que fizemos, eu e meu marido, no final de semana passado. Fomos para o sítio com a mala cheia de livros de receitas, vinhos, dvds, roupas de frio... delícia!


Na sexta conseguimos sair logo depois do almoço e deu tempo de chegar e fazer uma sauninha antes de preparar o jantar. Fizemos a receita de gnocchi da Julia Child, ficou divino. Acho que a colher de sobremesa que ela se refere deve ser menor do que a nossa, os gnocchis ficaram meio gigantes, mas como era a primeira vez que fazíamos seguindo essa receita decidimos seguir à risca as orientações. E valeu a pena!



No sábado preparamos uma truta fresca - a região é famosa pelo peixe das águas doces - na churrasqueira, com cebola e cebolinha assadas recheando os filés. Para acompanhar milho verde grelhado na brasa, com molho de queijo fresco (usamos cottage), noz moscada e limão



Tínhamos comido esse milho em um restaurante em NYC chamado La Esquina, indicado pelo meu pai e minha madrasta, e desde então estávamos loucos para imitar a receita. No original o milho é cozido na água e grelhado na brasa, depois eles passam o milho quentinho em um molho de queso fresco - segundo o chef que estava preparando, um queijo mexicano - que parece uma ricota, salpicam com páprica e servem com um pedaço de limão. Uma coisa! Voltamos duas vezes neste simpático restaurante em uma viagem de uma semana em NYC. E como me lembro muito bem do sabor do milho posso afirmar: o nosso ficou bem parecido!



Para a sobremesa fiz suspiros - que quase queimaram porque coloquei no forno na hora que o peixe e o milho ficaram prontos, e como tudo estava muito bom acabei me esquecendo dos suspiros no forno: lá o tempo passa em outro andamento. Separamos as partes que conseguimos salvar do suspiro em um prato e por cima picamos pedaços de morangos orgânicos tão doces que pareciam ter sido cultivados em um pote de mel. Sobremesa perfeita para um final de semana perfeito!


O melhor de tudo é levar a cesta com verduras da hortinha no domingo de volta para o Rio. O carro viaja muito perfumado e chegando em casa conseguimos manter um pouquinho do astral do sítio durante a semana.


Para não passar em branco, segue aqui a receita de suspiro que usei.


Suspiro

4 claras
12 col. (sopa) de açucar
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180º e forre uma assadeira com papel manteiga.
Bata as claras com uma pitada de sal na velocidade alta da batedeira, até ficarem bem duras, formando picos e sem cair quando o bowl é virado de cabeça para baixo. Diminua a velocidade e vá acrescentando o açucar aos poucos, sem parar de bater.
Com a ajuda de duas colheres, pingue o suspiro na assadeira formando pequenos montinhos. Asse até que fiquem secos (você pode testar com o toque dos dedos, eles devem estar durinhos). Deixe esfriar no forno para não murcharem.
Você pode aumentar ou diminuir a quantidade respeitando a proporção de 3 colheres de açucar para cada clara. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Adorei o post! Só de ler, me senti distante da cidade e dos ruídos incessantes que vêm de brinde. Confesso que prefiro cidade grande, mas tem hora que me sinto meio massacrada e necessito urgentemente de paz, coisa que só podemos alcançar quase totalmente longe disso tudo.

    ResponderExcluir
  2. vou te contar uma boa: eu larguei tudo em sampa pra morar no mato :) tudo bem que é um mato bem próximo da capital, mas não tem preço poder colher suas coisas da horta :D:D:D

    amei teu blog e sua forma de escrever :D depois passa no fashina, posto uma receitinha ou outra no meio dos posts falando da vida.
    beijo,
    Shi

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog também! Já virei seguidora!
    Tenta fazer o pão sim, você vai ver como é fácil fácil! Depois me conta se deu certo ;)
    bjs,
    Nina.

    ResponderExcluir
  4. Amei li tudo de uma fez,sem me distrair ,o blog é muito bem elaborado ortografia perfeita , deu ate vontade de cozinhar , to meio atrasada né comentando dois anos depois que o blog foi escrito mas tudo bem;bjs;

    ResponderExcluir