domingo, 15 de agosto de 2010

Domingo é dia de feira

Melhor programa para começar bem o domingo: ir à feira.
Parece dia de semana, mas não é!

7h00 - acordar
7h30 - banho
7h45 - vestir a "roupa de final de semana" (de preferência um jeans rasgado, camisa surrada e moletom quentinho)
8h00 - meditar
9h00 - chegar na feira

*1) fazer o reconhecimento, quais as novidades da estação?
*2) comer um pastel de queijo e tomar um caldo de cana - melhor café da manhã da semana inteira
*3) dar mais uma flanada, aceitando as provinhas de frutas dos feirantes como complemento ao café da manhã
*4) comprar frutas, legumes e verduras fresquinhos!

O que acho mais legal é saber que aqueles produtos saíram da terra nas últimas 24 horas. A maioria deles está sendo vendido pela mesma família que o produziu. A relação com o alimento é completamente diferente daquela dos supermercados, hipermercados etc.

Sem desmerecer, adoro um Makro, Wall-Mart. Mas nada se compara àqueles morangos orgânicos suculentos que você só encontra na feira.

Uma coisa é importante: fazer uma lista. Mas vá de cabeça aberta, você nunca consegue seguir sua lista na feira. O kiwi está fora de época, a alcachofra que você nem se lembrava apareceu nas bancadas, uma tangerina "super mel" surgiu de repente na sua frente. A variante surpresa é fundamental na feira.


Os títulos nas plaquinhas são outra coisa que amo: Cereja Filé Super Doce, Laranja Lima Extra Mel...


Toda boa feira tem as barracas essenciais: pastel e caldo de cana, peixes, frangos e ovos, frutas, verduras, hortaliças, legumes, temperos e pimentas, flores, para aqueles que não tem tempo ou disposição existem legumes descascados, picados e embalados prontos para cozinhar. E sempre tem uma barraca das bugigangas, que eu adoro! Também gasto um bom tempo na barraca de ervas e especiarias do norte e nordeste.

E quando você passa a conhecer aquela feira, os seus feirantes e até os clientes que frequentam no mesmo horário que você, a sensação é muito boa! É uma verdadeira comunidade. Os vendedores, (quase) todos simpáticos e divertidos, passam a conhecer o seu gosto e fazer descontos melhores naqueles itens que você compra sempre. Alguns até reservam os melhores exemplares para os clientes fiéis.

Na hora de ir embora, já com as sacolas de pano cheias até a boca e muito pesadas, sempre faço uma última paradinha na barraca de flores. São tão lindas e coloridas que dá vontade de levar todas. Escolho um buquê bem bonito e levo para enfeitar a casa.

Um comentário:

  1. sem contar o colorido lindo para fazer belas fotos :D
    vc já veio no ceasa de sampa? nina do céu !!! paraíso colorido e delicioso :)
    beijinhos,
    shi

    ResponderExcluir