quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Atendendo a Pedidos: O Bolo Mármore

Atendendo a pedidos, vou postar aqui a receita de bolo que provavelmente mais faço em casa - se não levar em conta os docinhos da b'nice, claro. Quando quero fazer um bolo para ter em casa, para receber alguma visita, é esse o que primeiro me vem à cabeça.


Mas antes só um comentário para quem acompanha o blog e gostou da sopa de abóbora do último post. Se você fizer uma sopa cremosa e sobrar bastante mesmo depois de todo mundo ter repetido o prato, não jogue fora o resto. Uma boa ideia para aproveitar a sobra no dia seguinte é usar como molho ou recheio de alguma massa. Foi o que meu marido fez aqui em casa na semana passada. Acrescentou ricota à minha sopa e usou como recheio em uma massa fresca para lasanha comprada no mercado. Ele queria fazer ravioli mas a massa era grossa demais para isso e deu preguiça de passar pela máquina de massa para afinar, então ele enrolou uns charutinhos e fez caneloni. Foi só arrumar em uma travessa, cobrir com molho de tomate e queijo ralado e levar ao forno. Ficou delicioso!!!


Bom, agora vamos para a sobremesa. Essa é a minha receita favorita de Bolo Mármore. É da Carla Pernambuco, do livro As Doceiras, que ganhei da minha tia de aniversário em janeiro e tem sido recorrente na minha cozinha desde então. Prova disso são as páginas sujas de farinha, algumas meio grudadas, outras já soltando e caindo do livro. Um clássico, recomendo!


Bolo Mármore
(do livro "As Doceiras")

4 ovos
1 pitada de sal
1 e 1/2 xic. de açúcar
1 xic. de leite
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 xic. de farinha de trigo
1 col. sopa de fermento em pó
1/2 col. chá de essência de baunilha
2 col. sopa de chocolate em pó
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar

Bata com a batedeira as claras em neve com o sal.
Junte as gemas, o açucar, o leite e a manteiga e bata só o suficiente para misturar.
Por último, acrescente a farinha e o fermento e misture sem bater.
Divida a massa em duas partes. Junte a baunilha a uma delas e o chocolate à outra.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma de bolo inglês de 25cmX15cm. Coloque a massa branca e, por cima, a com chocolate.
Não misture, deixe as massas se misturarem sozinhas.
Leve ao forno preaquecido a 160ºC e asse por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito este saia bem sequinho do centro.
Retire do forno e desenforme depois de frio.



2 comentários:

  1. vc poderia ser minha vizinha... eu entraria com as coisinhas da horta e vc com o talento na cozinha :) amo tuas dicas.

    beijo e bom feriado :)

    ResponderExcluir