segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pão e Sopa

Nada combina mais com inverno do que sopa de legumes e pão quentinho.
Vamos falar a verdade que esse inverno carioca está mais pra meia-estação, mas estive em São Paulo na semana passada e deu para matar, pelo menos um pouquinho, a saudade do friiiiio.
Voltei inspirada e com vontade de fazer pão e sopa.


Amo fazer pão! Amo a sujeira que fazemos com a farinha, a mão grudenta de massa, a bagunça na cozinha (não sei porque mas sempre fica de pernas para o ar...), o cheirinho perfumando a casa quando ele assa no forno!


Para o jantar fiz uma sopa de legumes com as sobrinhas da feira que estavam na geladeira: abóbora, gengibre, batata baroa, inhame, cenoura, cebola, alho. Meu marido fez um bouquet garni - um "amarradinho" - com os temperos da nossa hortinha, a sopinha ficou demais!




Mais gostoso ainda ficou o pão que fiz para acompanhar, seguindo a receita maravilhosa do livro do Celeiro. O melhor de tudo é que este jantar não leva gordura nenhuma! A sopinha eu refoguei só na água e a única gordura desse pão é o fio de azeite para untar a bacia. É um pão tão fofinho e saboroso que ninguém diz que ele é light! E não requer prática, nem tampouco habilidade. Para esquentar a alma!


Pão Integral com Alecrim
(adaptado do livro Celeiro Culinária)

1/2 col. (sopa) de fermento biológico seco
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 xícaras de farinha de trigo integral fina
1/2 col. (sopa) de alecrim seco
1/2 col. (chá) de sal marinho
1 1/2 xícara de água morna
1 clara + 1 col. (sopa) de água
1/2 col. (sopa) de alecrim seco para enfeite
1 col. (chá) de óleo vegetal para untar a bacia e o plástico

Junte os ingredientes secos, misture e reserve.
Aqueça a água até ficar morna e coloque-a em um recipiente fundo.
Aos poucos vá adicionando a mistura seca à água, uma xícara de cada vez, mexendo bem com uma espátula até obter uma massa homogênea.
Quando a massa ficar pesada demais para ser batida com a colher, vire-a sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse bem, por cerca de 15 minutos, adicionando farinha aos poucos até que solte das mãos e fique bem lisa e elástica.
Unte uma bacia média e um pedaço de plástico suficiente para cobri-la com o óleo vegetal.
Forme uma bola com a massa e coloque-a na bacia, cobrindo com o plástico para que não forme crosta nem resseque.
Deixe-a crescer até dobrar de tamanho. *(Uma dica para saber se a massa está no ponto de ser enformada é apertar com a ponta do dedo a massa crescida: quando a pressão ficar marcada e não voltar, já está no ponto.)
Vire-a sobre uma superfície polvilhada e amasse-a mais algumas vezes para que o pão tenha uma textura mais uniforme.
Acenda o forno e mantenha-o a 200ºC.
Divida a massa em 2 pedaços - pães - de aproximadamente 400g ou 4 pedaços - baguetes - de aproximadamente 200g.
Polvilhe com fubá 2 formas de aproximadamente 18x8x5cm ou 1 tabuleiro grande - caso opte pelas baguetes.
Coloque os pedaços nas formas ou no tabuleiro. Pincele-os com a clara ligeiramente batida com água e polvilhe o alecrim para enfeite.
Deixe-os crescer até dobrarem de tamanho, em local abrigado e sem vento, para não ressecarem.
Asse-os no forno por 40 minutos.
Tire-os das formas ou do tabuleiro e verifique se estão assados. *(Para verificar se o pão está assado, bata no fundo, e, se escutar um som oco, está pronto. Caso contrário, coloque-o novamente na forma ou no tabuleiro e leve ao forno por mais 5 a 10 minutos. É preciso deixar o pão descansar entre 20 a 30 minutos depois de sair do forno, pois a massa continua assando e firmando)
Durabilidade: 2 dias fora da geladeira ou 5 dias na geladeira.
** Eu tinha pouco alecrim, então misturei somente na massa e usei linhaça para enfeitar. Você pode usar a criatividade para decorar o pão.


*** Essa dica de deixar o pão descansar por 20 minutos estava no livro mas eu nunca respeito... A minha dica é comer assim que sai do forno, quentinho e fofinho, com um pouquinho de manteiga com sal que derrete na hora... hmmmmm!


No dia seguinte você pode cortar bons pedaços e presentear as vovós, pais, amigos... um pãozinho caseiro feito com amor sempre faz bonito!

3 comentários:

  1. Ai Nina! Vi o Blog todo e fiquei morrendo de vontade de TUDO!!! T U D O!
    Bem , resolvi fazer um presente pra vc! Quando acabar te mando! Love you, Bela
    ps: não desisti de pedir as coisas é que estou esperando a minha visita especial... ; )
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. que cara ótima !!!!
    vou tentar a sua receita :D pão é a única coisa que eu não acerto nunca :/

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Nina,Parabens pelo seu Blog estou adorando,como voce esta saindo uma grande empresaria.e por falar em sopa aprendi apreciar uma boa sopa,graças a avó Heloisa,que mostrou me as melhores sopas aqui em Portugal,que alimentam e são muito boas.ela tambem faz umas maravilhosas sopas.espero qdo for ae apreciar toda esta sua culinaria.bjos Giba

    ResponderExcluir