segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aprendizado

Minha sogra veio para o Rio no final de semana passado me ajudar com as encomendas e com os preparativos para a 5a edição do Mercado dos Arcos.
A impressão que tenho é que cada vez que cozinho junto com ela percebo que ainda tenho muuuito o que aprender na cozinha. Me coloco na posição de aprendiz e ouço e olho atentamente todos os detalhes. Sempre percebo alguma coisa nova. Acho que sempre vai exisitir alguma coisa a mais para aprender na cozinha, em qualquer situação, seja com um mestre, com um livro, ou mesmo com uma receita inventada na hora, e isso é o que eu mais gosto nesse vasto universo da gastronomia. Imagine quantas combinações e possibilidades diferentes existem se levarmos em conta todos os séculos em que o ser humano aprimorou a arte e as técnicas de preparar um alimento? Some isso à gastronomia molecular, a ciência aplicada à culinária, acho isso muito incrível!
Acabei de descobrir na wikipédia (adoro!) que o termo gastronomia vem do grego "gastèr", estômago + "nomos", lei, conhecimento, portanto gastronomia significa literalmente "a arte de resolver o estômago". Sensacional! A wiki ainda afirma que durante o século XIX na França o termo era utilizado no sentido de fazer uma boa refeição, e que uma boa refeição é parte de um bom lar.
Hmmm, esse papo todo deu fome...
Bom apetite!










2 comentários:

  1. Ei Nina!!! Muito legal o blog e só pelo que o Thiago tinha me falando do seu trabalho já estava com água na boca, agora com as fotos.... Vai ser muito bom contar com tudo isso n Cafuné...

    parabéns!!!

    Léo Moço

    ResponderExcluir
  2. Oi Léo! Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog! Também estou animada com essa parceria com vocês, para mim será um prazer ter os meus produtos no Cafuné! Estou muito animada!! Beijos!

    ResponderExcluir