terça-feira, 2 de março de 2010

Helados

Me desculpem pelo tempo sem escrever... A vida está uma loucura ultimamente. Estou para escrever esse post há mais de uma semana, então, lá vai.

Passei o carnaval em Buenos Aires. Já conhecia a cidade, mas desta vez eu e meu marido fizemos uma viagem de pesquisa gastronômica. Toda sorveteria que eu via na minha frente eu tinha que entrar e pedir um potinho com 2 sabores.

Confesso que o primeiro Freddo foi um pouco decepcionante. Todo mundo falava tanto do "melhor sorvete da Argentina" que quando provamos foi aquela sensação de quem vê a Mona Lisa pela primeira vez... É aquele quadrinho ali?

Não pensem que eu sou metida, eu até achei bem gostoso, a consistência perfeita e tal, mas tá longe de ser o melhor sorvete que já comi na vida. E minha expectativa era meio que essa... O problema é sempre a expectativa...
Na loja de San Telmo os sabores escolhidos foram Crema de vainilla, Dulce de leche clássico, Chocolate amargo e Tramontana.



No dia seguinte fomos no Freddo do Porto Madero, Chocolate blanco e Dulce de leche com brownie para mim e Frutilla a la crema e Sorbet de cacao para o meu marido. (quando lembrei de tirar a foto o meu sorvete já estava nos finalmentes, não registrei esse...)


No terceiro dia, passeando por Palermo, resolvemos tentar um sorvete diferente. Entramos na Froilan, uma sorveteria mais moderninha, cheia de gente... Decepção total! O Pistache era verde fluor e o Frutilla tinha gosto de chiclete!


Mais um Freddo no Shopping Abasto: Frutos del bosque (muito bom!) e Frambuesa.


No dia seguinte, Freddo da Recoleta, escolhemos com certeza os melhores sabores do cardápio da rede: Chocolate Italiano e Dulce de leche granizado. Este sim, maravilhoso!


Provei também o Persicco de Limón e o Dulce de leche com pedaços de Oreo - a essa altura já estava completamente viciada no DDL como eles dizem, não podia ficar mais de 12 horas sem um sorvetinho DDL que começavam os sintomas da abstinência... E esse estava bem gostoso.


No passeio pelo Tigre tomamos um sorvete artesanal delicioso na Heladeria Via Toscana, não me lembro o sabor mas pela foto eu diria DDL com chocolate chips e chocolate... foram tantos sorvetes que já nem me lembro mais.


Mas os melhores sorvetes que tomei em Buenos Aires foram uma surpresa para mim. Eu diria que o vice-campeão foi o En El Nombre Del Postre, confeitaria artesanal em Palermo Hollywood que uma amiga (brasileira) viu em um mapinha de Palermo e me indicou. O lugar é uma simpatia, o dono, garotão de 30 e poucos anos, fica sempre no balcão, o que garante um atendimento nota 10, e o sorvete é simplesmente fantástico. Só não gostei dos crocantes com cores estranhas que eles serviam junto com o sorvete, mas isso era apenas um detalhe. Meu pedido foi Pomelo, Maracuyá e Dulce de leche (sempre ele!). Os bars e macarons também eram muito bons.


O primeiro lugar absoluto ficou para a sorveteria Chungo, indicada por uma amiga argentina (gracias, chica!) e eleito o grande campeão da viagem. Passamos à noite, antes de ir jantar na casa destes amigos que haviam nos indicado o lugar dois dias antes. Como não tivemos tempo de comprar um presentinho para os anfitriões decidimos levar 1Kg de sorvete para não chegar de mãos abanando. Ao entrar na sorveteria de Palermo ficamos confusos com a quantidade de sabores diferentes e a vontade de surpreender nossos amigos. O vendedor do outro lado do balcão de repente virou uma espécie de sommelier, fez um tour por quatro sabores incríveis, nos entregando sempre 2 colherinhas bem servidas para experimentar cada sabor: Mascarpone con frutos del bosque (hmmm), Chocolate Italiano (amargo com choc chip amargo), Dulce cucuruccino (DDL com óreo e DDL de reposteria) e finalmente, para cortar o doce o fantástico Mousse de Limón. Não preciso nem dizer que foi um sucesso na casa dos amiguinhos, né?


Bom, vou ficando por aqui. Com água na boca... Isso porque eu nem falei dos sanduíches de miga, medialunas, massas caseiras, cupcakes com doce de leite e tudo mais que existe de delicioso nessa cidade... Já estou com saudade de Buenos Aires!




2 comentários:

  1. Oba, Nina! Boas dicas de BA. Você já foi, aqui em Sampa, no I Vitelloni??? É uma pizzaria pequena e deliciosa em Pinheiros que serve sorvetes caseiros sensacionais, sabores mel, rosas, erva-cidreira, etc... Vale muuuito a visita. Um beijo grande, Glau.

    ResponderExcluir
  2. Glau, eu amo o I Vitelloni!!! Eu morava ali bem pertinho no início dos anos 90 e ia sempre comer aquela pizza maravilhosa com a minha mãe! Hmmmmm, bateu uma saudade louca, to até sentindo aquele cheirinho de pizza boa que tem no salão! Da próxima vez que for a SP vou fazer uma visita com certeza!!! E provar os sorvetes, não sabia que eles faziam sorvete lá, adorei a dica! Beijinhos!

    ResponderExcluir