quinta-feira, 20 de maio de 2010

Iglu

Há dois ou três anos atrás fui para Paris com meu marido e minha família. Certa noite, fazia muito frio, fomos jantar na agradável companhia do mestre Claude Troisgros, sua mulher Clarisse e os dois filhos dela. Fomos ao restaurante de um amigo do Claude, aonde, nunca me esqueço, comemos um peixe maravilhoso que vinha enterrado em sal grosso. (Na verdade eu e minha madrasta pedimos uma sopinha com massa sensacional, mas o que ficou na memória da família foi o peixe mesmo). O garçom trazia aquele "iglu" de sal e com muita delicadeza ia quebrando a grossa camada e retirando junto com ela a pele do peixe - depois o Claude nos contou que é preciso fazer uma mistura de gemas no sal para ele grudar daquela forma. E como mágica o peixe ia aparecendo, muito perfumado, muito fresco e bem molhadinho, porque o sal evita que a umidade saia do peixe enquanto ele assa no forno. Foi um jantar dos Deuses! E nós ficamos com essa imagem da caverninha de sal na cabeça por muito tempo.

Essa semana eu e meu marido estávamos em casa, com fome - pra variar - e pensando no que poderíamos inventar para o jantar. Começei a preparar uma massa com o que tinha na geladeira: shitake, alho poró, shoyo, creme de leite.



De repente percebi que ele estava aprontando alguma, pegou minha forminha de mini-bolo em formato de coração (porque era a menor da casa), forrou com papel alumínio, encheu de sal grosso e enterrou ali dois rabanetes. Deixou no forno por meia hora, e quando estávamos já saboreando meu espaguete improvisado - que aliás ficou muito bom - ele apareceu com a forminha saindo do forno. Me lembrei na hora daquele iglu maravilhoso de Paris e fiquei até emocionada.


Abrimos os rabanetes e, para nossa surpresa, eles estavam fantásticos! Ficaram macios, derretendo na boca. Eu nunca havia comido rabanete desta forma, só cru em rodelas fininhas na salada. Mas assado no sal grosso ele foi elevado para um outro patamar. Para completar colocamos um pouquinho de manteiga - sempre ela! - e sal nos rabanetes, ficaram realmente deliciosos! E lindos, pareciam duas metades de um coração (que romântico!).


Falando em banquetes e comida salgada, meus amigos queridos Caca e Katia Faro, famosos entre a família e os amigos pelos banquetes maravilhosos, estão agora com um serviço de Gastronomia em Casa. Você encomenda algum dos pratos divinos quando for servir um jantar ou almoço em casa e eles entregam tudo prontinho para servir. Falo por experiência própria: eles mandam muito bem na cozinha! Indico de olhos fechados - e boca aberta!

E finalmente, atendendo à pedidos, segue a receita que usei na massa do Bolo Oreo. É uma receita diferente, que leva iogurte e café, mas por isso mesmo o bolo fica com um gostinho bem especial! Boa Sorte!


SoNo Chocolate Ganache Cake
(adaptado do livro "The SoNo Baking Company Cookbook")

Ganache
450g chocolate meio amargo finamente picado
450g chocolate amargo finamente picado
4 xícaras creme de leite
1/4 xícara mel (de boa qualidade)
1/2 col. (chá) de sal
1 fava de baunilha, aberta ao meio
OU 1 col. (sopa) extrato de baunilha

Bolo de Chocolate
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/3 xícaras cacau em pó sem açucar (de boa qualidade)
2 2/3 xícaras açucar granulado
1 1/2 col. (chá) fermento em pó
2 1/2 col. (chá) bicarbonato de sódio
1/2 col. (chá) sal
4 ovos grandes
2 col. (chá) extrato de baunilha
11 col. (sopa) manteiga sem sal, derretida
1 1/3 xícara café coado
1 1/3 xícara buttermilk (eu usei 2/3 iogurte e 1/3 leite, quando tenho dúvidas sobre este assunto consulto o post definitivo da Ana Elisa do La Cucinetta)

Para fazer a Ganache, misture creme de leite, mel, sal e as sementes da baunilha (se estiver usando a fava), colocando a fava na mistura depois de raspar. Ferva a mistura e jogue no chocolate picado. Espere 5 minutos para o chocolate derreter e misture até ficar homogêneo. Peneire em uma tigela, descartando a fava (se usando) ou acrescentando o extrato de baunilha. Cubra com plástico e espere até pegar ponto (mais ou menos 6 horas em temperatura ambiente ou 2 horas na geladeira, mexendo a cada meia hora).

Pré-aqueça o forno a 180º e unte 2 formas redondas de aproximadamente 22cm de diâmetro com manteiga e chocolate em pó.
Misture na batedeira: farinha, cacau, açucar, fermento, bicarbonato e sal. Adicione os ovos, baunilha, manteiga derretida, buttermilk e café.
Despeje nas formas e asse por 35 a 40 minutos.

Depois de esfriar, é só montar o bolo: uma camada de massa, uma de ganache, mais uma de massa e cobrir tudo com a Ganache. Bom Apetite!

Um comentário:

  1. socorrooooo auguem me ajude eu nao consigo parar de ler, é involuntario esse blog é muito gostoso de ler;

    ResponderExcluir