domingo, 23 de maio de 2010

O Bolo de Natal


Na sexta feira eu estava morta de cansaço. Tinha me deitado na cama as 2h45 na véspera - por conta das encomendas para a sexta - e levantado as 7h. Passei o dia inteiro pensando em como seria bom tirar um cochilo, de meia-hora que fosse, lá pelas 19h, quando teria acabado as tarefas do dia e poderia deitar sem culpa.

Mas minha irmã de 11 anos me ligou dizendo que teria que passar algumas horinhas na minha casa, enquanto minha mãe resolvia alguma coisa. A primeira pergunta que ela me fez quando chegou em casa foi: o que a gente vai fazer? Fui sincera e disse que estava muito cansada e que pretendia tirar uma soneca, se ela não se importasse. Mas a carinha dela de despontada me deu muita dó. "Que tédio, cara!" ela soltou, numa dessas frases muito típicas de adolescente que eu amo. Me lembrei de como eu ficava entediada quando tinha a idade dela e como isso era ruim, e como eu gostaria de ter tido uma irmã mais velha pra me ajudar nesses momentos monótonos... Mas eu era filha única nessa altura do campeonato.

Enfim, decidi optar pela boa ação e ser altruista neste fim de tarde de sexta-feira. Ok, vamos fazer alguma coisa! O que? Um bolo! Óbvio, cara! (Ela está com essa mania irritante de dizer "cara" a cada 5 palavras). Mas tinha que ser um bolo fácil, cara. Tipo, eu vou lendo a receita aqui do sofá e você vai fazendo.

Nessa hora tocou a campainha de casa. Era a Maria Clara, filha da Tite (minha sócia), que tem um ou dois anos a mais do que a Maria, minha irmã. As duas decidiram fazer o bolo na forma que comprei essa semana já ansiosa para o Natal. É uma forma de árvore de natal e eu comprei porque este ano, pela primeira vez, o natal vai ser aqui na minha casa. Grande responsabilidade. Mas voltando ao bolo de sexta-feira, escolhemos uma receita do livro do Pierre Hermé que eu amo, é a primeira receita do livro e a foto é daquelas que todo mundo quando olha solta alguma expressão do tipo "Hmmmm" ou "Noooossa!".


As meninas fizeram quase tudo sozinhas. Corujices à parte, elas levam jeito para a coisa.


Quando o bolo saiu do forno ficamos as três emocionadas, estava lindo, parecia um brownie com aquela capinha lisa de chocolate brilhante. Mais emoção ainda quando desenformamos, deu tudo certo!


Agora a parte divertida. Peguei a caixinha aonde guardo os corantes que minha sogra me deu. Quase nunca uso, porque acho um pouco artificial demais... Mas as meninas adoraram brincar com as cores! Uma pena que eu não tinha verde verde, só verde limão e isso deixou a nossa árvore com uma cara meio "tropical".





E como elas estão nessa fase super NEON, amaram nossa árvore fluorescente.
Com o glace preparado que sobrou elas aproveitaram para fazer carinhas nos cupcakes que eu tinha em casa. Ficaram fofos!


Segue a receita do bolo para quem quiser se deliciar com o bolo mais fácil do mundo. Eu pensava que o bolo mais fácil era o "1,2,3" da vovó, mas esse aqui bateu todos os recordes.

Suzy's Cake
Pierre Hermé

250g chocolate meio amargo de boa qualidade, finamente picado
250g manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g açucar
4 ovos grandes em temperatura ambiente
70g farinha de trigo

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma redonda de 24cm.
Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e deixe esfriar um pouco.
Bata a manteiga e o açucar. Adicione os ovos, um por vez.
Em velocidade baixa, acrescente o chocolate derretido e depois a farinha.
Asse por 30 minutos aproximadamente. Uma faca inserida no centro deve sair levemente "suja" de massa, é este o ponto do bolo, cuidado para não assar demais e ressecar.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Oi Nina!!
    Achei q esse era o blog antigo e não o novo qdo vi o clima de Natal no ar... hahaha
    Eu quero o bolo de Oreo gigante! Q forma irada! O seu bolo de natal vou tentar na sexta, ele com leite gelado deve ser uma delicia.
    Vou pro Rio (agora de verdade) em junho.
    Vc ainda participa daquela feira? Já tem loja?? Vou te visitar.
    Beijão!
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Hmmmmm, Gabi! Esse bolo com um copo de leite gelado deve ser o bicho mesmo!!! Pena que nem deu tempo de ter essa ideia por aqui, ele acabou rapidinho!
    Que bom que você vem!!! A feirinha está dando um tempo, só deve voltar a rolar no segundo semestre... Mas me avisa quando você vem que eu preparo alguma coisa pra vc! Vc vem trabalhar? Vamos encontrar!!! bjs!

    ResponderExcluir