segunda-feira, 17 de maio de 2010

Oreo

Na sexta-feira meu irmão mais novo - o mais velho deles - fez 15 anos. Eu queria dar um presente legal, mas como o $ estava curto tive que optar por algo criativo e diferente... Tarefa difícil quando se trata de um aniversariante adolescente. Minha sorte é que ele é um garoto muito simples, zero materialista. Gosta de jogar bola, assistir jogo de futebol, ver televisão comendo biscoito... Aliás, meu irmão ama biscoito, de todos os doces que faço o preferido dele é o cookie choc chip.


Minha irmã mais nova me lembrou que minha vizinha, amiga querida e agora sócia, Tite, tem uma forma de bolo muito legal, são duas metades de Oreo gigantes. Minha irmã ficou fascinada com a idéia de fazermos um bolo que fosse um Oreo gigante!


Decidi então fazer este bolo como presente para o meu irmão. A massa do bolo deveria ser bem escura para ficar parecendo um Oreo, e e recheio poderia ser algum tipo de buttercream ou alguma outra coisa que ficasse branquinha. Minha irmã sugeriu um recheio de sorvete de vanilla e achei a idéia genial. Meu irmão também ama sorvete de creme. Além do que o geladinho do sorvete combina muito mais com o nosso clima carioca-tropical do que o "manteigoso" buttercream.



Preparei tudo na véspera, o sorvete para ficar firme na forma de silicone - por sorte minha forma de sorvete tinha a mesma largura das formas do bolo - e o sorvete para passar a noite na geladeira e assim ficar mais denso, de forma que não despedaçasse quando fosse montado e depois fatiado. Fiz uma receita de bolo que fica muito bem na geladeira, daquelas que vai ficando melhor com o passar dos dias, mais molhadinha e saborosa.


Com a sobra da massa fiz cupcakes, acrescentando pedaços de Negresco nas forminhas antes de levá-las ao forno, assim manteria o mesmo "tema" para o parabéns com a família.


O bolo foi um sucesso no aniversário! Meu irmão amou o presente (não acreditou que eu mesma havia feito, ficava perguntando "mas foi você que fez??") e todo mundo comeu falando "hmmmmmm". Tem alguma coisa melhor do que ouvir isso quando comem algo que você fez?


8 comentários:

  1. Sensacional ! Muito criativo e deve ser delicioso !!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia e diferente!Onde será que encontro esta forma? E a receita do bolo você poderia fornecer?Trabalho pra crianças e isso seria o maximo!

    ResponderExcluir
  3. A forma foi comprada nos Estados Unidos... Vou traduzir a receita e posto daqui a pouquinho. As crianças vão amar esse bolo!

    ResponderExcluir
  4. Eduardo Albuquerque18 de maio de 2010 às 11:56

    Po, João! Na próxima me convida pra eu poder comer bolo de sorvete tbm!
    ahahaha

    abraço e parabens (ao aniversariante e a confeiteira!)

    ResponderExcluir
  5. Valeu Dudu! Próxima vez que eu fizer esse bolo pode deixar que te aviso! bjs!

    ResponderExcluir
  6. Poxa! Muito obrigada! Tenho uma irmã que mora em NY onde será que ela pode conseguir? Minha sobrinha esta vindo agora em Junho e pode trazer pra mim!!! Delícia! Dei uma olhada no seu blog e fiquei babando com os livros. Tb faço umas coisinhas pra fora e é disso que vivo. Podemos um dia nos conhecer! Bjs Cris

    ResponderExcluir
  7. aiaiaiaiaia !!! que forma é essa ???
    garanto que foi o presente mais legal que ele ganhou :D
    lindo de viver :D

    ResponderExcluir
  8. Adorei a forma. Pode me dizer onde comprou?? Obrigada. Ligia Hess

    ResponderExcluir